qual-a-diferenca-entre-um-climatizador-e-o-renovador-de-ar

Qual a Diferença entre um Climatizador e o Renovador de Ar?

Por: Alessandro Rodrigues Junior | 4 de janeiro de 2017

O ar condicionado e o ventilador já não são as únicas formas de refrescar um ambiente. Atualmente, existem outras opções que trabalham com diferentes sistemas, podendo se tornar mais adequadas a determinados espaços. Entre elas, estão o climatizador e o renovador de ar. Mas, apesar do nome parecido, os modos de funcionamento destes aparelhos são bastantes diferentes.

Tanto o climatizador, como o renovador de ar, oferecem uma alternativa ao sistema do ar condicionado e do ventilador. No entanto, para saber qual aparelho é o ideal para o seu ambiente, é necessário conhecer um pouco mais sobre o desempenho dos dois. Conheça agora como funciona cada um dos equipamentos.

Climatizador de ar

O climatizador de ar já é um aparelho bastante popularizado em residências e indústrias. Diferente do ar condicionado, que trabalha com a desumidificação do ambiente, o climatizador resfria o ambiente através da água. Todo equipamento possui um reservatório de água que deve ser preenchido para que sua função seja desempenhada.

Muitos climatizadores possuem múltiplas funções, o que os aproxima do ar condicionado. No entanto, no quesito resfriamento, o aparelho consegue abaixar em torno de 2 a 5ºC, então nem sempre é o suficiente para acabar com o calor.

Entre as vantagens de utilizar o climatizador de ar está a umidificação do ar, que consegue aliviar as altas temperaturas sem causar problemas respiratórios. O gasto de energia de um climatizador de ar também é bem menor do que de outros meios, além de seu sistema não prejudicar o meio ambiente.

Renovador de ar

O renovador de ar ainda não é um aparelho muito popular em residências, mas em indústrias já está bastante presente. Diferente do climatizador, que tem seu funcionamento mais parecido com o do ar condicionado, o renovador de ar se aproxima mais de um ventilador. No entanto, o desempenho é muito mais sofisticado do que a simples circulação do ar promovida pelo aparelho mais antigo.

O sistema de funcionamento do renovador de ar busca (exatamente como diz o nome) uma renovação do ar presente em um ambiente. Ao invés de apenas ventilar, o aparelho tem função de filtro, captando o ar poluído e substituindo-o por um ar mais limpo e, logo, mais fresco. A instalação do renovador de ar é semelhante aos ares-condicionados tradicionais, onde é necessária uma saída de exaustão.

Os benefícios em utilizar o renovador de ar são a filtragem do ar constante, tornando o ambiente mais saudável, e o gasto de energia baixo. O aparelho também não oferece danos à natureza.

Climatizador ou renovador: qual é o aparelho adequado ao meu ambiente?

Se você pretende optar por uma destas opções, é preciso saber que seus sistemas de funcionamento podem ter um melhor ou pior desempenho de acordo com o ambiente em que forem instalados. O climatizador, por resfriar através da umidificação, é ideal para ambientes secos, que necessitam de certo grau de umidade no ar. Já o renovador, por ter uma função aproximada a de um filtro, é indicado para ambientes poluídos ou com muito pó.

Fryo Climatizadores

Alessandro Rodrigues Junior

Há mais de 6 anos atuando na área de Refrigeração e Climatização Industrial. Atualmente esta a frente de Vendas Técnicas da Fryo Climatização. Com vasta experiência comercial, seu foco esta no desenvolvimento de projetos que tenham o melhor custo beneficio para seus clientes.

Deixe um comentário!