Qual a Diferença Entre um Climatizador e um Ventilador?

Por: Alessandro Rodrigues Junior | 29 de dezembro de 2016

O calor está chegando e com ele a necessidade de ter um equipamento como aliado na hora de aliviá-lo, seja em casa ou no trabalho.

E na hora de escolher qual equipamento será esse, muitos são os indivíduos que se pegam com a dúvida: qual deles será o melhor? Para lhe responder essa pergunta, fique com a gente neste artigo e conheça as diferenças entre um climatizador e um ventilador.

Climatizador ou ventilador?

Muitas são as dúvidas na hora de escolher entre um climatizador e um ventilador, principalmente porque ambos têm uma característica em comum: a incapacidade de resfriar o ar (sendo esta uma função exclusiva do ar condicionado). Por outro lado, os dois são capazes de diminuir a temperatura do ambiente, e consequentemente, a sensação de calor.

A seguir, confira quais são as diferenças entre um climatizador e um ventilador, além de suas principais vantagens e desvantagens.

Tudo sobre o climatizador

Um climatizador de ar traz recursos muito mais interessantes e melhor elaborados do que quando em comparação aos ventiladores.

Apesar de não resfriarem o ar, eles são capazes de diminuir a temperatura do ambiente. Esses equipamentos funcionam graças à presença de um reservatório de água ou caixas de gel resfriadas. Em ambos os casos, quando há a evaporação da água presente nos reservatórios, ela passa a circular naquele ambiente, o que faz com que ele fique mais fresco e com sensação mais baixa de calor.

Entre os benefícios dos climatizadores de ar podemos destacar:

-> Com o climatizador de ar não é preciso isolar o ambiente em questão para diminuição do calor;
-> Melhora da qualidade do ar em ambientes fechados, tais como clínicas, escritórios ou em cômodos de residências;
-> Aliado na melhora de condições respiratórias, como é o caso de asma ou rinite alérgica;
-> Pode ser facilmente transportado para o cômodo que precisa da umidificação do ar;
-> Recomendado para todo e qualquer cômodo, e, especialmente, para locais com tempo seco.

Sendo assim, para climatizar um escritório comercial, em que há uma grande concentração de pessoas, a nossa recomendação é: compre um climatizador.

Características do ventilador

Em comparação ao climatizador de ar, o ventilador é um tanto quanto mais devagar. Geralmente esse equipamento tem de 200 a 250 rpm (rotações por minuto). Não à toa, ele é capaz de refrescar o ar: mas não de modo tão expressivo como seu principal concorrente.

As vantagens do ventilador são as seguintes:

• Economia quando o assunto é consumo de eletricidade;
• Modelos mais em conta do que os climatizadores de ar;
• Grande variedade de opções.

Por outro lado, o ventilador também é dotado de várias desvantagens. São elas:

• O ventilador, ao invés de umidificar, apenas atua na produção do vento;
• Em determinados ambientes, ele pode acabar atrapalhando: como em escritórios ou quartos com papelada, por exemplo;
• O ventilador pode até atuar na amenização do calor, mas não irá reduzir na prática a temperatura do cômodo. Sendo assim, em dias mais quentes, ele pode não fazer muita diferença.

Por fim, leia o artigo “Descubra a Relação entre o Calor e a Ergonomia do Trabalho”, para compreender o que há em comum entre esses assuntos.

Fryo Climatizadores

Alessandro Rodrigues Junior

Há mais de 6 anos atuando na área de Refrigeração e Climatização Industrial. Atualmente esta a frente de Vendas Técnicas da Fryo Climatização. Com vasta experiência comercial, seu foco esta no desenvolvimento de projetos que tenham o melhor custo beneficio para seus clientes.

Deixe um comentário!