climatizador para galpão

O Que Preciso Saber Antes de Adquirir um Climatizador Para Galpão?

Por: Alessandro Rodrigues Junior | 18 de agosto de 2017

Escolher um climatizador para galpão depende de alguns fatores que precisam ser observados antes de se adquirir um modelo específico. São fatores que influenciam diretamente na eficácia da climatização do ambiente, e que devem ser levados em consideração no momento de elaborar o projeto e instalação do climatizador.

Esse equipamento possui uma série de vantagens sobre outras formas de refrigeração de circulação do ar, dentre elas, o baixo consumo de energia, a pouca manutenção que tem de ser dada, e a versatilidade do produto.

Como escolher o climatizador para galpão

Antes de mais nada, é essencial saber as dimensões do local onde o equipamento será instalado. O correto dimensionamento garantirá a eficácia do produto. Adquirir um climatizador pequeno para uma área grande, é um erro que não pode ser cometido. Superdimensionar o equipamento, colocando um maior do que o ideal, provocará um consumo de energia superior ao que é de fato necessário.

Por isso, levar em conta o tamanho da área que terá de ser impactada pela ação do climatizador para galpão, é essencial.

Além disso, deve-se fazer um levantamento das fontes geradoras de calor do local. Nem sempre escolher um climatizador compatível com a área do galpão será garantia de sucesso.

É necessário saber quanto calor os elementos que ocupam a área efetivamente geram. Imagine, por exemplo, a existência de um ou vários motores, que tendem a aquecer o ambiente. Ou mesmo a presença de várias pessoas. Ou ainda, a existência de uma câmara fria no local, que produz enorme quantidade de calor externo para a refrigeração interna. Esses elementos devem sempre ser levados em conta na hora da aquisição do equipamento de climatização.

climatizador para galpão

Outros fatores também influenciam muito, como a temperatura média do ambiente ao redor do galpão. Imagine o desempenho de um equipamento em uma cidade de temperatura média de 20 graus. Será diferente do desempenho do mesmo equipamento em uma cidade com temperatura média de 30 graus.

Como você pode ver, são vários os fatores que influenciam o uso do climatizador para galpão.

O próprio uso do espaço deve ser considerado. Para ambientes onde existem muitas pessoas trabalhando, instalar vários climatizadores menores terá mais efetividade do que o uso de um grande. Este mesmo equipamento grande pode ser uma excelente opção para locais de armazenamento de produtos e equipamentos. Escolher o equipamento correto é a chave para o melhor resultado.

Consumo do climatizador para galpão

O correto dimensionamento do equipamento terá influência direta no consumo de energia elétrica.

Se o equipamento utilizado for maior do que o necessário, o consumo também será maior. Já um equipamento das dimensões adequadas, promoverá melhor uso da energia elétrica e a redução da conta de luz.

É essencial termos em mente que um climatizador gasta, em média, 90% menos energia do que um ar condicionado, com eficiência média de 70%. Ele pode baixar a temperatura ambiente em 10 a 12 graus, promovendo conforto térmico para quem estiver no local. Além disso, ele filtra o ar, impedindo a proliferação de fungos e bactérias, bem como a da poeira. Para o melhor desempenho, a manutenção regular dos climatizadores deve ser feita.

E então, gostou desse artigo sobre o que é necessário saber antes de adquirir um climatizador para galpão?

Se procura climatizador para galpão em Sorocaba, entre em contato com a FRYO Climatizadores.

Fryo Climatizadores

Alessandro Rodrigues Junior

Há mais de 6 anos atuando na área de Refrigeração e Climatização Industrial. Atualmente esta a frente de Vendas Técnicas da Fryo Climatização. Com vasta experiência comercial, seu foco esta no desenvolvimento de projetos que tenham o melhor custo beneficio para seus clientes.

Deixe um comentário!