O Que é um Climatizador Evaporativo?

O Que é um Climatizador Evaporativo?

Por: Alessandro Junior - FRYO® | 4 de janeiro de 2017

Um climatizador evaporativo possui funções parecidas com as do ar-condicionado. No entanto, existem algumas diferenças primordiais entre eles. Se você deseja adquirir um equipamento para climatizar um ambiente, é imprescindível que conheça essas diferenças básicas. Esse artigo tem o objetivo de descrever as características e vantagens de um climatizador, e quais principais modelos disponíveis no mercado. Acompanhe:

O que é um climatizador evaporativo?

O climatizador evaporativo um aparelho que reduz a temperatura do ar através de um processo de vaporização da água. Ele possui uma bomba, reservatório, papel especial e ventilador. O climatizador absorve o ar que está presente no ambiente e purifica-o. O ar que entra no aparelho é filtrado pelas células do papel especial, que estão constantemente molhadas pela água que circula através da bomba.

Os climatizadores evaporativos têm sido muito utilizados em ambientes onde há uma grande concentração de pessoas. Isso porque ele consegue regular o ar de um ambiente aberto. Combinado com um ar-condicionado, ele pode repor a umidade do recinto. Devido ao seu alto custo-benefício, cada vez mais as pessoas buscam por uma empresa especializada em climatizadores evaporativos que faça projetos personalizados.

Climatizador industrial

Os equipamentos utilizados em indústrias possuem um funcionamento semelhante. Porém, o sistema é adaptado às grandes estruturas industriais. Dessa forma, os climatizadores conseguem oferecer um conforto em larga escala a todos os trabalhadores do ambiente fabril.

A qualidade do ar melhora muito nesses ambientes quando o climatizador é utilizado juntamente com exaustores e insufladores de ar. Contudo, é preciso analisar o local para desenvolver o projeto. Deve-se levar em conta, por exemplo, o número de trabalhadores da indústria, o tipo de telha, telhado e forro da estrutura, e o local para a instalação dos aparelhos.

Vantagens dos climatizadores evaporativos

O primeiro benefício do climatizador evaporativo é seu baixo custo em relação ao ar-condicionado. Ele é portátil e reduz o gasto com energia, pois consome 90% a menos que um ar-condicionado tradicional.

Os projetos de climatização são perfeitos para ambientes pequenos que não podem receber ar de boa qualidade. Ele filtra todo o ar que penetra o ambiente, umidificando regiões secas do recinto. Por não necessitar de gás para funcionar, é um aparelho 100% ecológico.

Outra vantagem é que para usar um climatizador não é necessário fechar o ambiente como acontece com os ares-condicionados. Ele não agrava qualquer problema respiratório, agindo para tornar o ambiente mais agradável a todos. Além de tudo, pode utilizar água da chuva no processo.

A depender do produto adquirido, pode-se contar com diversos outros benefícios. Conheça os principais modelos disponíveis no mercado.

Fryo Climatizadores

Alessandro Junior - FRYO®

Ajudo empresas no desenvolvimento e projetos de Climatização, Controle e Qualidade do Ar nos ambientes de trabalho! Vendas/Projetos (FRYO Climatização) Há mas de 10 anos atuando em Climatização Industrial.

Deixe um comentário!